fbpx

Veja como utilizar papéis de parede na decoração da sua casa

Que o melhor lugar do mundo merece o melhor, a gente já sabe. Em se tratando de decoração, a regra não muda. E o papel de parede pode ser muito relevante para isso. Mas, confessa: às vezes é difícil saber por onde começar. São tantas informações e ideias, que é preciso ter alguns pontos norteadores em mente.

Por isso, neste artigo estão elencando alguns pontos que podem te ajudar nesta tarefa. Vamos lá? Então, veja como utilizar papéis de parede na decoração da sua casa!

Papéis de parede: vantagens da escolha

Seja para construir um ambiente especial ou dar uma cara nova aos cômodos. O papel de parede é uma ótima alternativa quando se trata de decoração. O produto, além de evitar transtornos de obra, como pinturas, é mais prático. Além disso, é um meio financeiramente mais em conta. Entretanto, os prós não ficam por aí. Confira alguns dos principais benefícios desta escolha!

Aplicação prática

A aplicação do papel de parede exige uma preparação da parede. Todavia, ainda assim, ela é mais prática que na pintura ou texturização. Assim, com base nas medidas do material adquirido (que seguem certo padrão) é preciso fazer o cálculo. Esta contagem inclui as sobras necessárias para o encaixe das estampas nas emendas. Mas, de maneira geral, é um trabalho simples. E exige apenas um pouco de paciência.

Troca ou retirada mais fáceis

A troca ou retirada do papel de parede é muito mais prática. Além disso, é mais fácil e rápida do que com outros tipos de revestimento. Inclusive, a área não deixou de ser protegida com este material. Assim, o acabamento da parede deve permanecer bom, com exceção dos casos de infiltração. Ou seja, com papel de parede é possível renovar o visual do espaço na hora que desejar!

Conservação e limpeza mais simples

Com papel de parede, a limpeza e conservação se tornam mais simples. Inclusive, há papéis que não absorvem sujeira. O que facilita ainda mais este cuidado. Há tipos que têm a superfície acetinada e sequer retém poeira. Estes são usados, principalmente, para evitar crises alérgicas dos usuários do espaço. Entretanto, de maneira geral, um pano úmido ou com sabão líquido neutro é suficiente para essa higienização.

Resistência e durabilidade

Sem dúvidas o papel de parede é muito mais durável que a tinta. Cerca de 3 vezes mais, ou seja, de 5 a 7 anos, em média. Além disso, protege as paredes de forma tão eficiente quanto ela.

Papel de parede: como acertar na hora da decoração

As vantagens do papel de parede são inúmeras, certo? Então, agora que você está certa da sua escolha, é hora de delimitá-la ainda mais. Assim, resta escolher o estilo, cor e textura que vão embelezar a sua casa. Definir o espaço ou cômodo da aplicação é fundamental para isso. E também se a parede deverá ter mais intervenções ou itens de decorações aplicados.

Sala de estar e jantar

As salas são ambientes de uso comum da família. Mas também o espaço que você receberá mais visitas externas. Assim, além de precisar acolher, ele é uma oportunidade para você demarcar o território com a sua identidade. Ou seja, são nestes espaços que você pode ousar mais. A própria amplitude deste cômodo pode favorecer o uso de estampas.

Seja para o local como um todo ou mesmo para uma única parede, harmonizando com outras neutras e no mesmo tom. Aqui também é bacana fazer o jogo com móveis, quadros, tapetes e outros adereços. Afinal, com o papel de parede certo, você vai destacar o que achar mais relevante no local. Lembre-se de pensar sempre em cores e estampas que não enjoem ou cansem os olhos.

Cozinha

Com a variedade de materiais no mercado, utilizar papel de parede na cozinha não é mais um problema. Agora é possível encontrar papéis de parede mais resistentes à limpeza, sujeira e outros produtos um pouco mais fortes. Assim, é possível mesclar estampas e cores para proteção e, principalmente, para decoração.

Não esqueça que o papel de parede pode mexer com a sua percepção de espaço. Portanto, para preencher ou ampliar este cômodo, o papel adequado pode dar uma ajudinha. Este é, inclusive, o tipo de espaço que merece um papel personalizado. A regra aqui também vale para banheiros e lavabos. Que são ambientes funcionais, mas que merecem personalidade e atenção na decoração.

Quartos e outros ambientes mais íntimos

Se tem um cantinho que merece um toque especial é o quarto. Nele é onde se descansa ou onde muitas ideias surgem. Então, torná-lo mais aconchegante pode ser mais fácil com o papel correto. Inclusive, o quarto pode ser o início desta experiência.

Assim, você começa avaliando este cômodo para depois ampliar o uso do papel de parede em outros ambientes da casa. As regras de aplicação – cores, texturas, combinação com móveis e adereços – permanecem as mesmas.

Outros aspectos do papel de parede que merecem atenção

Os tipos de papel de parede, dependendo do cômodo, é uma informação muito relevante e que pode nortear a sua escolha. Assim, veja os principais tipo para dar continuidade ao seu projeto de decoração.

  • Simples

O papel mais comum e popular do mercado é feito de celulose. Ele também é de custo mais baixo e fácil de encontrar. Todavia, é mais frágil e com vida útil menor, podendo rasgar ou manchar com maior facilidade.

  • Vinílicos

Super resistentes, podem ser limpos com pano úmido, não mancham e nem rasgam de forma tão fácil. Além disso, possuem diversas alternativas de cores e estampas.

  • TNT

Assim como o “Tecido não Tecido”, estes papéis de parede são feitos com poliéster e celulose. São mais resistentes e duráveis. Além disso, podem ser expostos à umidade sem problemas de rasura.

  • Fibras Naturais

Este tipo de papel de parede pode ser em palha ou mica, por exemplo. Em ambas as situações, dão textura às paredes, promovendo um ambiente bem bacana. Entretanto, seu custo é consideravelmente mais alto que os demais.

Por fim, buscar ajuda com quem entende do assunto pode ser um meio eficaz de chegar na decoração perfeita para a sua casa. Por isso, aqui na Dani, além da qualidade conhecida da marca e extensa variedade de papéis de parede, contamos com profissionais para te auxiliar nesta escolha tão especial. Conte com a gente pra deixar ainda mais bonita a sua casa!

WhatsApp chat