fbpx

Cuidados e manutenção: saiba como preservar cortinas e persianas

Cortinas e persianas bonitas requerem cuidado. Os itens decorativos inclusive se mantêm funcionais e duradouros com a devida atenção. A limpeza adequada é uma das medidas que colaboram para a vida útil das peças. E se atento a estes aspectos, a preservação da estética também é notável, adiando trocas ou substituições destas peças em curto tempo.

Assim, algumas dicas e orientações a seguir buscam colaborar para este cuidado. Veja, portanto, como preservar cortinas e persianas!

Tradicionais

Cortinas tradicionais em tecido podem, sim, ser lavadas em máquina de lavar. Além de prático, o processo se torna mais rápido, o que favorece quem precisa estar fazendo esta tarefa em casa. Entretanto, a forma como isso será feito requer atenção.

No momento de programar a lavagem na máquina, cuidado para não selecionar algo que agrida a peça. Coloque na máquina somente a cortina. Ou seja, não coloque o forro ou outras peças de roupa junto dela na máquina. Inclusive, evite centrifugar.

Caso a cortina esteja muito suja, deixá-la de molho pode ser uma alternativa bastante funcional. Neste processo, sabão em pó diluído na água com a peça por até 40 minutos já é suficiente. Depois disso, faça a pré-lavagem sempre com água fria. Do contrário, a sujeira poderá se fixar.

Não é recomendável usar amaciante porque pode manchar. E, por fim, coloque-a secar em local amplo e arejado. Uma boa dica é reservar um dia de sol para fazer essa higienização, mesmo que a peça seja secada à sombra.

Blackout de PVC

Para estes modelos, por conta dos materiais de composição, a limpeza é mais prática. Em ambos os casos, retirar o pó antes de qualquer outra ação é fundamental. Inclusive, estas são peças cuja higienização pode ser feita com a peça pendurada. Ou seja, não há necessidade de desfazer a estrutura ou retirá-la do ambiente.

Acessórios de cortinas

Aqui incluem-se varão, trilho, argolas cromadas ou de latão, estrutura de madeira, correntes, e uma infinidade de outras peças que dão suporte a estrutura geral da cortina colocada. Assim, ainda que algumas possuam suas particularidades, de maneira geral, água, pano úmido e sabão são os melhores amigos desta tarefa.

No caso do uso de álcool para a higienização, é fundamental manter o cuidado, já que alguns materiais podem provocar alguma reação e até mesmo estragar ou danificar a peça.

Veja como fazer a limpeza de persianas e cortinas especiais

Assim como em relação a outras peças funcionais e de decoração, a limpeza correta garante maior durabilidade do material como novo por mais tempo. Portanto, a higienização deve ser feita em três períodos distintos: eventual, mensal e anual.

Limpeza eventual

Realizar a limpeza semanal é um meio eficaz de preservar a persiana e até mesmo facilitar a higienização mais intensa. Assim, o espanador ou pano seco é um meio bastante útil para a remoção de resíduos de pó. O pano úmido depois dessa etapa, seguido ainda de um pano com um pouco de álcool (70%) completam este processo de forma segura e otimizada. Quem optar pela limpeza quinzenal, pode fazê-la com um aspirador de pó.

Limpeza mensal

Com água e sabão neutro, com o suporte de panos úmidos, a limpeza mensal será bem sucedida. Cuidado com as hastes! Por isso, para não entortá-las, mantenha-as apoiadas com a outra mão no momento da limpeza. Persianas de madeira podem ser hidratadas com lustra móveis ou outro produto específico para o material. Isso irá colaborar ainda mais para a preservação e estética da peça.

Limpeza anual

Quando se coloca a opção de uma terceira etapa, como uma limpeza anual, sugere-se algo mais profundo. Desta forma, a sugestão é que se invista na contratação de uma empresa especializada. Uma marca séria e que efetua este tipo de trabalho fará uma lavagem especial, ultrassônica, já que assim os trilhos e fios não correm o risco de comprometer o perfeito funcionamento da persiana. Esta etapa também influencia diretamente na vida útil da peça e, consequentemente, nas manutenções mais curtas ao longo do ano seguinte.

Dica: toda e qualquer limpeza de persianas, seja eventual, mensal ou anual deve ser feita com as lâminas fechadas e sempre respeitando a direção, podendo ser vertical ou horizontal.

Ainda restam dúvidas sobre este processo? Não tem problemas!

A empresa fornecedora de cortinas ou persianas saberá te auxiliar da melhor forma acerca da higienização das suas peças, bem como indicar serviços de limpeza ou manutenção das mesmas.

Na Dani, trabalhamos com cortinas, persianas e papéis de paredes exclusivos e com qualidade e preço de mercado justo para o nosso público. Não hesite! Nos procure sempre que quiser levar o melhor para o melhor lugar do mundo: a sua casa!

WhatsApp chat