fbpx

Conheça formas de controlar a iluminação natural e trazer personalidade à sala de estar com cortinas e persianas

Uma sala de estar com cortinas tradicionais ou persianas modernas pode ser o espaço mais encantador de uma casa. Além da estética, os dois ítens são muito importantes em um ambiente. Afinal, são capazes de fazer o controle de luz de acordo com a necessidade do cômodo.

Seja para bloquear parcial ou integralmente a incidência solar indesejada, garantem privacidade aos ambientes. E, na arquitetura de interiores, são elementos que dão personalidade. Assim, a escolha do item vai depender do seu objetivo no espaço.

Confira algumas dicas que podem colaborar no momento desta escolha!

Cortinas ou persianas?

O caimento dos tecidos é outro fator de extrema relevância para a personalidade do espaço. E, neste caso, é muito simples a diferença entre cortinas e persianas. As cortinas geralmente são feitas de tecidos mais fluidos. Já as persianas são fabricadas em diversos materiais. Elas podem ser em PVC, alumínio, madeira, plástico e fibras sintéticas.

As cortinas de varão ou de tecido pregueadas conferem maior aconchego aos ambientes. Elas são muito utilizadas em salas e quartos. As persianas, por sua vez, possibilitam maior exposição e manuseio. Assim, são mais comuns em escritórios, cozinhas, espaços comerciais e corporativos. Todavia, também podem ser usadas nos demais ambientes, desde que haja planejamento.

Defina o estilo e personalidade do ambiente

Para começar os trabalhos de escolha, é preciso pensar no tipo mais adequado para o ambiente. Elementos como cor e material influenciam. Afinal, eles vão impactar na harmonia do local. A própria iluminação será influenciada por isso. Assim, optar por cores que agradem também pode ser um caminho.

Tons neutros, como branco, off-white, bege e cinza claro, harmonizam bem com os demais adornos e mobiliários. O que não significa que você não possa ousar mais. Tudo depende da sua proposta. Optar por uma cor que te permita não enjoar é importante.

Verifique as medidas e evite erros

Seja para colocação em portas ou janelas, é imprescindível fazer a medição do local que deseja instalar. Isso permite um orçamento assertivo, evitando prejuízos. Assim, é preciso medir a altura e largura do vão com aproximadamente 20cm a mais para cada lado.

O comprimento também requer muita atenção neste momento. Tecido no chão gera, inclusive, sensação de maior conforto para o espaço. O que sugere o uso para lugares que possibilitem mais aconchego, como quartos e salas de estar.

Opte pela instalação mais adequada

Com as medidas em mãos, é preciso decidir pelo uso de trilho e varão de apoio. Além disso, se o suporte está incluso. Ambientes de forro de gesso pedem trilho para que a cortina fique embutida. Assim, se resgata um aspecto mais limpo e sofisticado para o local. O recurso também é indicado para cômodos que têm cortineiro embutido ou sobreposto para a instalação das cortinas.

Mas caso não haja esta opção, opte pelo varão. Além de tornar a decoração ainda mais personalizada, varões diferenciados dão autenticidade ao espaço. Do tradicional cromado prata aos de madeira, pretos, coloridos ou mesmo cromados em outras cores, você encontra para aquisição.

Já as persianas costumam trazer o suporte integrado. Entretanto, caso não tenha cortineiro embutido no forro de gesso, utilizar um bandô é uma opção. A alternativa apresenta um acabamento mais bonito ao suporte da cortina.

Atenção ao custo benefício desta escolha

É fundamental analisar o custo benefício da sua escolha. Por isso, considere o investimento planejado e as vantagens e desvantagens. Tipos de tecido, durabilidade do material eleito, facilidade de manutenção e limpeza são norteadores.

É preciso ainda levar em conta os objetivos principais da opção, seja ela cortina ou persiana. Ou seja, certifique-se de que a sua escolha vai cumprir com bloqueio da luz direta, privacidade do ambiente, conforto ou estética.

E, por fim, faça diversos orçamentos, não esquecendo de considerar a qualidade e seriedade da empresa que irá fornecer o item a você. Assim, conte com marcas sérias e de renome entre a comunidade. Contate a Dani Decorações. Nossa equipe estará muito feliz em poder te auxiliar!

WhatsApp chat