fbpx

Confira dicas de decoração para aquecer a sua casa no inverno

Você sabe identificar ambientes frios? Mas concorda que eles vão além da temperatura medida por termômetros, certo? Texturas, objetos e luminosidade dizem muito sobre isso. Mesmo quando são utilizados recursos artificiais. Neste sentido, a saída é apelar para elementos que trazem calor e aconchego.

A cor correta do papel de parede. O tecido adequado para a cortina. Tapetes e almofadas. Tudo isso pode ser aliado na busca por calor. Confira, portanto, algumas dicas de decoração para te auxiliar nesta tarefa. E aqueça sua casa neste inverno, sem abrir mão de beleza e bom gosto!

Amor, calor, dolor e criatividade

A luz do sol é o recurso ideal para iluminar e aquecer. Mas nem todos os cômodos da casa têm esse privilégio. Ou pior ainda. Há casas cuja localização não é nada favorecida. O que torna os ambientes mais frios, escuros e úmidos. O que pode até mesmo estragar os móveis.

Então, se você puder contar com a ajuda do sol, aproveite ao máximo. Deixe as janelas abertas. Distribua o mobiliário ao máximo de acordo com a entrada de luz.

Lâmpadas LED de luz âmbar ou cálida são lindas e ainda passam sensação de calor. De maneira moderada e estratégica também é possível distribuir algumas incandescentes. Afinal, elas transmitem aconchego onde são instaladas. Um truque muito valioso é optar por velas para criar um ambiente mais agradável e convidativo.

Aposte em cores quentes

Com ou sem a ajuda do sol, aposte em cores quentes! Ainda que a cor em si não aqueça um ambiente, tons terrosos com tonalidades mais quentes, vão colaborar para a sensação de quem está no lugar. Tons terrosos como vermelho queimado, laranja, terracota, caramelo e marrom conhaque são ótimos para resgatar essa sensação.

A dica das cores vale para paredes e/ou nos acessórios da casa, como tapetes, almofadas, quadros, etc. Combinar esses tons pode ser também uma aposta certeira. Inclusive contrastar com outras cores escuras, que “fecham”. Tons como o preto, o verde escuro, azul marinho e o cinza vão bem para colchas e almofadas. Elencar uma parede única para isso também colabora para essa sensação de ambiente aquecido.

Tecidos, tramas e truques

Encher a casa de tecido é uma alternativa eficiente para aquecer os cômodos. Então, não se contente apenas com os edredons e mantas. Abuse destes meios e distribua pela casa. Deixá-las sob o sofá, em cadeiras de palha ou mesmo cestos de vime, ao alcance das pessoas, é muito convidativo também. E lugares convidativos são sempre mais calorosos.

E mais: opte por revestimentos nas paredes e chão. Cobertores e tapetes são uma boa alternativa. Além de conforto, estas peças são capazes de proteger realmente contra o frio. Elas podem ser postas de forma estratégica para irem além da decoração.

Tapetes pra que te quero…

Nem todo mundo aqui é Frida Kahlo. Por isso, é preciso manter o chão quentinho enquanto as asas não surgem. E se tem momento ideal para apelar para aquele tapete felpudo é este. Seja na sala ou no quarto, até mesmo a fronha mais grossa merece ser desengavetada. Este tipo de material funciona como um isolante térmico poderoso para os ambientes que adornam.

E entre os tecidos que devem ser priorizados estão: lã, flanela,  camurça, fleece, veludo e pelúcia. Tapetes felpudos ou de tricô retêm o calor com mais eficiência, além de maior conforto. 

Cortinas tradicionais como a vontade de abraçar

Cortinas em tecido, diferente de persianas, são mais intimistas. Além de decorarem, as peças controlam a temperatura dos ambientes. No inverno impedem o calor de sair do cômodo. Já no verão não deixam que o ambiente esquente demais. Pensar na cor, neste caso, é fundamental. Inclusive, cores muito escuras em ambientes com muita iluminação solar podem desbotar com o tempo. Por isso:

  • Opte por cortinas que cubram toda a extensão da janela, tanto na altura, quanto na largura, para garantir total proteção da entrada de luz;
  • Prefira materiais pesados e sobreposições de tecidos para auxiliar no calor e aconchego; e
  • Faço o xale, que é aquela parte superior drapeada da cortina, com tecidos mais encorpados e no tom do acessório ou que combine com ele.

Texturas, porque para aquecer é preciso sentir

As madeiras são ótimas para aquecer ambientes devido a sensação térmica que elas proporcionam. Assim, se nem a casa ou os móveis forem de madeira, painéis e acessórios podem cumprir este papel. Além do visual, o material proporciona mais calor e aconchego.

Outra possibilidade é investir em tijolos para dar textura nas paredes. Além de criar um visual mais rústico, os tons de vermelho e alaranjado ajudam a aquecer o ambiente, mesmo junto da madeira. Afinal, essa mescla de texturas ambientaliza o inverno, sem deixar frio!

Detalhes que aquecem e encantam

Elementos artesanais, como o tricô e o crochê e suas combinações com um toque aveludado e/ou com tecidos de pele sintética podem dar um visual muito acolhedor aos cômodos.

Por isso, independente dos objetos, materiais e outros detalhes que você venha a escolher, doe-se. Aquecer a sua casa é uma tarefa muito importante. Principalmente quando você consegue colocar a sua cara em cada detalhe.

E se precisar de ajuda, aqui na Dani Decorações você encontra papéis de parede, cortinas, persianas e toda a inspiração para deixar sua casa quentinha e acolhedora como um abraço!

WhatsApp chat